SEMEAR E COLHER

sábado, 29 de janeiro de 2011

O DISFARCE DA MULHER DE JEROBOÃO.

Um encontro com o profeta Aías, após ter recebido uma valiosa promoção do rei Salomão, marcou fortemente na vida de Jeroboão.
O profeta transmite-lhe uma preciosa promessa da parte de Deus: ele seria promovido do cargo da casa de José para reinar sobre as dez tribos da casa de Israel.

Pouco tempo depois, Jeroboão ver a profecia se cumprir na integra, iniciando uma nova etapa na sua vida.
A rebeldia levou o rei de Israel a desobediência e afronta diante da santidade de Deus.
Como conseqüência dos seus atos pecaminosos, seu filho Abias adoecera e logo ele se lembra do profeta Aías que havia predito sobre sua ascensão ao trono de Israel e ver no profeta uma solução para livra-lo deste embaraço.
Sua idéia fora enviar alguém ao profeta em busca de uma resposta acerca da saúde do filho que tanto amava.

Provavelmente por não dispor de uma pessoa de confiança para enviar ao profeta Aías, o rei Jeroboão convoca sua própria esposa e a envia ao homem de Deus.

O rei se sentia humilhado com tal situação. Para ele seria por demais constrangedor a população e o próprio servo de Deus saber que a mulher do rei, fora consultar um homem já velho, cansado, pobre sem nenhuma expressão no meio daquela sociedade rebelde, que liderada por ele mesmo, se desviara dos caminhos do Senhor.

Ele usou uma estratégia por demais ousada: "...disfarça-te, para que não conheçam que és mulher de Jeroboão..." 1º Reis 14:2.
Que idéia genial, pensara! Vou enganar ao profeta que já está muito velho e com a visão deficiente.

Todo plano fora desenvolvido nos conforme e agora sua mulher segue rumo a Siló ao encontro do porta voz de Jeová. enquanto isso,  o rei, em sua casa real, aguarda com muita expectativa sua cúmplice, que tudo indica fora forçada a desempenhar humilhante função de enganadora.

Deus que tudo sabe, que tem todo poder, e que está em toda parte; revela ao seu servo que a despeito de já estar velho cansado, com a visão reduzida, porém com o espírito forte e em comunhão com o Soberano, o que se passava naquele momento.

Para aquela mulher e seu esposo parecia ser uma missão muito fácil e logo iriam obter a resposta de Deus usando a artimanha do disfarce.
Estavam enganados, equivocados. Desconheciam o que é ser um profeta de Deus, um homem de oração e de comunhão continua com o criador de todas as coisas.

O dom da Palavra de conhecimento é manifestado na vida do profeta que recebe diretamente do Pai dos espíritos a mensagem de que "...a mulher de Jeroboão vem consultar-te... entrando ela fingirá ser outra
" 1º Reis 14:5.
Quão importante é ter comunhão com Deus e andar na Sua presença!

De mansinho a mulher vai entrando e de repente ecoa a voz trêmula de Aías: "Entra mulher de Jeroboão! Por que te disfarça assim?..." v. 6.
Que susto! Que surpresa! Que mensagem dura ela recebe do Senhor através do profeta!
Pior ainda: Que mensagem tremenda: "...entrando os teus pés na cidade o menino morrerá". v.12.

Assim como Jeroboão e sua esposa muitos estão arquitetando disfarces para enganarem aos homens de Deus, porém o mesmo Deus que estava com o profeta Aías, está com os seus servos nos dias atuais e Deus os revelará as astutas ciladas do diabo.

Será que temos usando do expediente do disfarce para lograrmos algum objetivo?
Arrependamo-nos, confessemos nossos  pecados ao Senhor, antes que seja tarde demais.


3 comentários:

  1. MARAVILHOSA POALAVRA, A CADA VERSÍCULO DA PALAVRA TENHO VONTADE DE CHORAR, COMO DEUS É MARAVILHOSO. ELE ESQUADRINHA OS CORAÇÕES, NÃO HÁ DISFARCE NA PRESENÇA DOS UNGIDOS DO SENHOR. OBRIGADA IRMÃO PELA VISITA EM MEU BLOG, MEU ESPOSO DISSE Q VAI PROVIDENCIAR UM KIT CHIMARRÃO P OS IRMÃOS. QUE O SENHOR OS ABENÇÕE RICAMENTE EM SEU MINISTÉRIO. www.dinaradef.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amém Mônica.
    Deus conhece todas as coisas.
    Ele não deixa Seus servos serem enganados.

    ResponderExcluir